top of page
Buscar
  • got823

Encontro Nacional GOT 2019


No passado dia 25 de Abril de 2019 aconteceu o nosso Encontro Nacional dos GOT em Fátima, no Domus Carmeli. Estiveram representados os grupos de Setúbal, Cacilhas, Coimbra e Guarda.

Iniciamos o dia louvando a Deus por todas as criaturas. Foi um momento de oração simples e que nos ajudou a colocarmos todo o nosso trabalho, a nossa alegria, as nossas almas, na presença do Senhor.

Depois de nos conhecermos um pouco melhor em ambiente de alegria e partilha, fomos convidados a participar em pequenos trabalhos de grupo preparamos parte do momento de oração da tarde.

Seguiu-se uma comunicação muito rica oferecida pelo P. Joaquim Teixeira sobre a amizade e a oração com Santa Teresa de Jesus. Teresa de Jesus manteve sempre relações de amizade e mostrou-nos a importância de crescermos na oração e na amizade com Jesus em pequenas comunidades, em que Jesus é o centro, o conteúdo, onde temos oportunidade de tratar das coisas espirituais. Estes grupos, como os GOT, são locais onde podemos partilhar com os outros a amizade que vamos construindo com Jesus.

Este encontro íntimo que temos com Cristo muda as nossas relações de amizade e Cristo passa a ser o protagonista da nossa vida de oração. A oração é abrir os braços, abrir o coração e deixar que Jesus faça em nós, abandonando-nos no silêncio da Sua vontade.

O P. Joaquim Teixeira prosseguiu mencionando que rezar é o pulmão da nossa vida e que nos grupos temos a possibilidade de construir amizade em igualdade, em que há apoio mútuo. É um espaço e um tempo em que a oração e a amizade se simplificam.

Os frutos da oração são subtis, mas dão cor e sabor a todas as outras dimensões da nossa vida.

Após esta riquíssima comunicação, participamos na Eucaristia, celebrada pelo P. Joaquim Teixeira e intensamente vivida em intimidade com Jesus.

No período da tarde, e mais uma vez em pequenos grupos para facilitar a partilha, cada um falou na sua vivência da oração, nos frutos desta oração que observa na sua vida e o papel dos GOT na sua caminhada. É com muita gratidão que todos percebemos que, nos GOT, crescemos na nossa relação com Jesus e com os outros, em que percebemos melhor a Sua vontade, em que aprendemos a escutar e a deixar que Ele aja cada vez mais através de nós. Cada vez mais aprendemos a deixar-nos crucificar docilmente com Ele para assim sermos fermento e semente do Amor de Cristo na Igreja e no mundo.

Terminamos o nosso encontro com uma hora de oração teresiana do qual partilhamos aqui a oração final:

“Pai, em contemplação, nós Te louvamos e agradecemos pelo Amor com que nos envolves em cada momento de oração, momento de encontro contigo e com os irmãos.

Nesta relação de união em que confiamos em Ti sem questionar, e Tu nos confias os Teus dons, queremos escutar no silêncio e em plenitude a Tua vontade.

Neste dia em que nos encontramos em recolhimento e comunhão, unidos em amizade, com esperança Te entregamos as nossas preces. Que neste diálogo amoroso se faça sempre em nós a Tua vontade.”


141 visualizações0 comentário
bottom of page