GOT: Quem somos
Somos Grupos de Oração Teresiana - GOT.
G: Grupos - Tendo como ponto de partida o texto evangélico “onde dois ou mais se reúnam em Meu nome, Eu estarei no meio deles” (Mt 18, 20), e iluminados pelos conselhos de Teresa “grande mal é uma alma só”, “ procurem amizade e trato com outras pessoas que tratam do mesmo” (V7, 20), juntamo-nos com outras pessoas para, juntos, trilharmos um caminho de amizade com Deus.
O: Oração - O objectivo fundamental destes grupos é viver a oração cristã e ensiná-la, seguindo a recomendação de Jesus: “Estai vigilantes, orando em todo tempo” (Lc 21, 36; 18,1; Mt 6,5; 6,9; 6,6; etc), chamando a Deus Abbá e desejando que o Espírito ore em nós (Mt 14, 36; Rim 8, 15; Gal 4,6).
T: Teresiana - Entendemos a vida de oração como uma amizade, seguindo a definição teresiana: “tratar de amizade estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama” (V 8, 5). Este qualificativo de “teresiana” introduz-nos também no amplo mundo da nossa espiritualidade herdade de Teresa.
Um pouco de História...
​
O Espírito Santo é o principal protagonista desta história do GOT. A Sua presença é essencial para a vitalidade deste caminho de espiritualidade.
​
Os GOT nasceram durante a celebração do IV Centenário da morte de Santa Teresa em 1982 em Espanha (1982).
​
A mensagem viva e atual de Santa Teresa cativou muitas pessoas e abriu novos caminhos e novos horizontes no campo da evangelização através da pastoral da oração. Nesse sentido podemos dizer que Santa Teresa foi a inspiradora do GOT e, com ela, tantos outros que, com a sua espiritualidade rica, convidam a todos os que estão com sede de beber da "fonte que jorra e corre" a viver a maravilhosa experiência de Deus e a comunicá-lo livremente aos outros.
​
Esta história não teria começado se não fosse por tantos homens e mulheres sedentos por Deus, pessoas com o desejo de procurá-l’O na vida quotidiana e no silêncio, numa atenção amorosa e quando lida com os outros.
​
Os GOT nascem com uma vocação de comunhão, expressam-se numa linguagem de comunhão e caminham em direção a um projeto de comunhão. Todos aqueles que sinceramente buscam a face de Deus e a beleza e dignidade do ser humano têm no GOT palavra e tarefa.