top of page
Buscar
  • got823

Encontro Anual GOT Ibérico - Segóvia


No primeiro fim de semana de Dezembro de 2019 (5 a 8) realizou-se o encontro dos grupos GOT e Família Carmelita Descalça de Espanha e Portugal no Centro de Espiritualidade de São João da Cruz ( https://sanjuandelacruzsegovia.com/centro-de-espiritualidad/). Foram dias de escuta, aprendizagem, amizade, oração e o desafio de nos tornarmos verdadeiros orantes: em que toda a nossa vida se torne numa oração, numa manifestação da graça de Deus.

Na fotografia estávamos a viver um passeio orante, dinamizado pelo Padre Pedro (ao centro) e pela Irmã Belém (à esquerda).

Este o testemunho do nosso irmão Henrique Nunes:

"(...) Parti para este encontro sem grandes expectativas. Desejava apenas conhecer melhor os GOT, a sua dinâmica e forma de estar.

Agora, olhando para trás, gostaria de partilhar o que mais foi importante para mim desta experiência.

O acolhimento foi talvez o que mais me surpreendeu e tocou. Senti da parte dos outros participantes um empenho sincero e verdadeiro para que me sentisse bem-vindo, para que me integrasse no grupo, e o seu contentamento por estarmos juntos neste encontro.

Foi muito bom sentir a sua estima e consideração em termos pessoais, assim como em relação a Portugal e aos portugueses. Foram inúmeros os comentários elogiosos e de apreço por parte dos irmãos espanhóis que já conheciam e tinham visitado Portugal.

Por outro lado, é de destacar a qualidade das palestras realizadas durante o encontro, com abordagem de temas variados, mas sempre de grande interesse. A temática, o conteúdo, a qualidade, e a partilha que as palestras proporcionaram foram de grande riqueza para todos.

Houve também tempo para momentos de oração. Oração em tempos, e em lugares próprios e especiais, que proporcionaram espaços de silêncio e recolhimento interior nas várias capelas do Convento de São João da Cruz. Oração que também permitiu ocasiões de partilha da nossa riqueza espiritual interior.

Tudo isto possibilitou a existência de uma envolvência de alegria, de bem-estar, e boa disposição. Foram muitos os momentos agradáveis vividos num espaço e tempo de verdadeira comunidade, em que a presença de Deus nos nossos corações se manifestava e expressava.

Pude igualmente aperceber-me da imensa riqueza que os GOT possuem ao fazerem parte da família Carmelita. É uma riqueza imensa, um verdadeiro tesouro que nos é oferecido, comunicado e transmitido por homens e mulheres como nós, que ao longo dos séculos ousaram percorrer este “caminho” em busca e ao encontro de Deus. São estes homens e mulheres, muitos agora Santos da Igreja, que pelo seu estímulo e conselho, pelos seus livros, cartas, ensinamentos, e pela sua experiência de vida, nos orientam e guiam no momento presente, nesta estrada da “Vida” que estamos a percorrer, na busca deste Tesouro preciosíssimo que habita no nosso íntimo mais profundo.

Que o ano que se aproxima seja para todos os que participam nos Grupos de Oração Teresiana, um ano verdadeiramente novo, renovado, cheio de Vida, com momentos de descoberta, de encontro e de união com Deus! E, que igualmente tenhamos capacidade, talento e determinação em comunicar e dar a conhecer ao mundo o imenso Tesouro que reside em nós!"


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page