top of page
Buscar
  • got823

Encontro da Família Carmelita Descalça


No passado dia 10 de Junho realizamos o Dia da Família Carmelita da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD): a grande família espiritual fundada por Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz que reúne três ramos: os leigos, os frades Carmelitas Descalços e também as irmãs Carmelitas, sempre presentes com a sua amizade e oração.

A festa deste ano foi organizada à escala local ou regional: a Comunidade OCDS do Menino Jesus de Praga de Avessadas foi visitar as irmãs do Carmelo da Santíssima Trindade na Guarda e em Olhalvo, Alenquer, o encontro realizou-se com padres da comunidade de Fátima (P. Joaquim Teixeira, P. João Rego, P. José Maria, P. Martins), membros das comunidades OCDS de Paços de Arcos, Lisboa, Coimbra e Fátima e outros membros dos Grupos de Oração Teresiana (GOT) e do Rumos.

Em Olhalvo começamos o dia com um valioso momento cultural, em que ficamos a conhecer um pouco mais a história da igreja de Nossa Senhora da Encarnação e do antigo convento. Seguiu-se a celebração da Eucaristia em ambiente de festa, alegria e profunda gratidão pelo caminho que esta família faz unida por e no Amor de Cristo.

O almoço partilhado foi realizado no belíssimo espaço da família da Mariana e do Vasco Bobone (Quinta de São José do Marco). Estreitamos laços de amizade e cumplicidade cristã no jogo que se seguiu: tivemos de desempoeirar a nossa memória em jogos de equipas para identificarmos frases e factos da nossa Ordem e dos nossos queridos Santos do Carmelo Descalço.

Terminamos o nosso dia com a oração de Vésperas e a alegria de sermos irmãos em Cristo. Fica aqui o texto do cântico que o P. João Rego nos ajudou a ensaiar com tanto carinho e paciência:

Flos Carmeli

Flos Carmeli,

Vitis florigera,

Visgo puerpera

Singularis.

Mater mitis,

Sed viri nescia,

Carmelitis

Esto propitia,

Stella maris.


(Flor do Carmelo,

Vinha florida

Esplendor do Céu

Virgem fecunda

És singular.

Doce e Bendita,

Ó Mãe puríssima

Aos carmelitas

Sê Tu propícia

Ó Estrela do mar.)

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page