top of page

Encontro Ibérico GOT 2024, Segóvia - A Oração em Maria

  • got823
  • 12 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

Entre os dias 5 e 8 de Dezembro os Grupos de Oração Teresiana (GOT) da Península Ibérica estiveram reunidos no Centro de Espiritualidade de São João da Cruz, em Segóvia. O tema do encontro foi “A Oração em Maria”.

Participantes Encontro Ibérico GOT 2024
Participantes Encontro Ibérico GOT 2024

Viemos dos quatro cantos da Península Ibérica com alegria, boa disposição, esperança e fé. Foi um tempo de reencontro uns com os outros, com a Santíssima Trindade, com Maria e os santos do Carmelo.

No momento de chegada sentiu-se o acolhimento de cada irmão e irmã… um acolhimento à imagem de Cristo e com a solicitude de Maria, que nos faz arder o coração e abrir os braços com confiança para todos!

Logo no primeiro dia, tivemos oportunidade de orar com Maria, dizer-lhe o nosso "sim" para que nos ensine a sua docilidade aos suaves movimentos do Espírito.

 

Junto do túmulo de São João da Cruz pedimos a sua intercessão por todos os membros do GOT, do Carmelo Secular, das Irmãs e dos Frades do Carmelo Descalço, para que façamos caminho de santidade para o bem da Igreja, em humildade, silêncio, amor infinito imagem do amor de Cristo, fidelidade, fé e esperança.

 

No segundo dia e durante o encontro, unimo-nos a toda a Igreja entoando Laudes.  Tivemos momentos de formação com o Frei Carlos Eduardo que nos falou com muita ternura de Maria na história de santidade da Igreja. Maria é mãe dos espirituais e trono de Sabedoria.

Fomos convidados a partilhar com a pessoa que estivesse ao nosso lado quem era Maria na nossa vida. Ao estabelecermos uma relação próxima, profunda e terna com Maria, apressamo-nos no caminho de santidade traduzido pela perfeição da caridade. Maria ensina-nos esta perfeita caridade, este amor desinteressado e pleno por Jesus e por todos, sem exceção. Maria molda-nos a tal ponto, se assim o deixarmos, pedirmos e desejarmos, que nos tornamos imagem viva e irradiante de Jesus. Nascemos de novo do ventre de Maria, procurando imitá-la no seu silêncio, humildade, guardar e meditar tudo no coração, tudo fazer com amor e servir, servir, servir…


Alimentados pela Eucaristia, partimos, à tarde, com Maria, num percurso orante. Começamos pela Anunciação e seguimos Maria na Visitação, as Bodas de Canaã, o Calvário e o Pentecostes. Maria foi-nos falando, interpelando e convidando-nos a fazer tudo o que o Filho nos disser. Somos chamados a sair de nós, em missão, em amor incondicional e até à Cruz.

 

Terminamos o dia em convívio e festa, onde o sorriso de Maria e Jesus estiveram sempre presentes.

 

No terceiro dia, o Frei Carlos Eduardo falou-nos da Oração em Maria de tal modo que as nossas almas se dilataram para a recebermos com todo o amor! Recordou-nos que o Carmelo é todo de Maria e com ela aprendemos a buscar e a estar sempre em graça para que a Trindade Santíssima encarne na nossa alma e nos tornemos um louvor de glória. Aprendemos também com a nossa Mãe a viver todos os momentos da nossa vida em fidelidade. Uma frase bem forte ressoou em cada um de nós: "Em mau tempo, bons cristãos." Com Maria, a nossa vida torna-se uma oração de apostolado, de redenção e expiação. Assim, em Maria, cada um de nós, pode gerar mais filhos de Deus.

 

A Mensagem de Fátima, que também tivemos oportunidade de recordar, foi toda iluminada pelo Carmelo Descalço. Todo o percurso das aparições surgiu-nos como um claro caminho de santidade.

 

Tivemos ainda a graça de conhecer melhor Segóvia, a Igreja do Centro de Espiritualidade de São João da Cruz e um lugar muito especial: a Cova de São Domingos, onde pudemos estar em oração, fazendo memória do diálogo que Santa Teresa de Jesus e São Domingos de Gusmão mantiveram, em que este fortaleceu a determinação de Teresa na reforma do Carmelo.

 

Terminamos o dia com uma Vigília que nos levou a dilatar o nosso coração de tal modo que o abriu de par em para que Maria se acomode em nós e possa cuidar da nossa casa para que o Filho a possa habitar e se delicie com os perfumes agradáveis das virtudes que Maria nos vai ensinando.

 

Partimos de Segóvia no dia da Imaculada Conceição, determinados a dizer “sim” à vontade de Jesus, com confiança e determinação.

 

Demos graças por este encontro!

Demos graças pelo Carmelo Descalço!

Demos graças por tantos santos que nos precederam, nos ensinam, oram conosco e por nós!

Demos graças a Deus pela amizade e alegria!

Demos graças a Deus pela oração e pela união em oração de todos nós!

 
 
 

Comments


bottom of page